BGC em crise

segunda-feira, 14 de julho de 2008


BGC em crise


Pessoal, decidi interromper (er ok.. nem começar) minha cobertura da copa, em vista de tantos problemas que aconteceram ao mesmo tempo no BGC. Hoje vou falar sobre nossa situação atual no BGC, e fazer uma análise imparcial para tentarmos identificar a real dimensão do problema e tentar entender melhor o que está acontecendo.

Problemas com a copa
Agora chamada de Campeonato Brasileiro de Grand Chase, infelizmente a copa está sendo uma grande decepção para a opinião geral. Estranhamente, o campeonato não está sendo transparente. As chaves não foram divulgadas, e houve confusão nas inscrições, com vários times sendo deixados fora do campeonato, e deixando a chave A incompleta.

Na confusão das chaves, dois times que supostamente deveriam se enfrentar, foram classificados para a próxima fase. Como ninguém sabe a tabela do campeonato, não dá pra afirmar se os gms erraram na hora de divulgar a partida ou se os times tinham mesmo de se enfrentar e foram classificados por engano. Inaceitável.

Casos de acc sharing estão acontecendo novamente, dessa vez, são jogadores da chave A jogando para times da chave B.

Fórum sofrendo com bugs
Quem posta com frequência no fórum BGC da LUG, sabe: o fórum está em péssimas condições. Posts duplos / triplos, e mais recentemente, a infame mensagem de erro ao tentar postar, que faz o usuário perder todo o texto que havia escrito, está tirando todo mundo do sério. Isso está levando os usuários a postarem vários tópicos sobre os mesmos assuntos, informar no final de cada post, quantas tentativas precisou fazer para finalmente aquela mensagem ir para o fórum, e fazendo signs ironizando e protestando contra a situação. Os usuários estão abrindo fogo contra o staff, que já está sobrecarregado com a organização da copa e o lançamento de outros jogos.

Os responsáveis pela programação do fórum foram alertados, e a solução está sendo cobrada pelos moderadores, mas até agora, a situação segue caótica e sem previsão de solução.

Problemas com os drops de itens em missão
A KOG decidiu diminuir o rate de drop dos itens nas missões. Até aí tudo bem, só que o drop virou lenda depois do ajuste! Muita gente está tendo problemas para conseguir itens, e nem runas, nem mesmo itens de quest estão dropando.

Em defesa da LUG, os moderadores declararam que o drop do server está equivalente ao de outros como o KGC e TGC, o que está sendo fortemente contestado pelos jogadores. A diferença entre os rates é enorme, com a mesma missão dando até 3 (três!) páginas de itens em servidores como o TGC, e mal preenchendo 1 página de itens no BGC.

Tanto a recusa em admitir, quanto a lentidão na solução do problema estão irritando especialmente os jogadores que presenciaram a polêmica do bug do set touro, um bug que beneficiava os jogadores e foi solucionado em questão de horas, pois representava prejuízo para a LUG. Isso causou um grande desgaste da imagem da LUG com a comunidade.

A crise existe!
Com a chegada do Season 2, houve um novo ânimo para os jogadores antigos, mas com os novos problemas, ficou claro que os jogadores ainda estão muito descontentes. Muito disso se deve ao atraso de atualizações do servidor brasileiro em relação aos demais servidores (alguns muito mais recentes que o nosso). Os moderadores disseram que isso acontece justamente porque o servidor brasileiro é mais antigo, e teoricamente, seria mais difícil trazer as atualizações. Outra afirmação que não foi aceita pelos jogadores, pois hoje estamos jogando com um client muito mais próximo do coreano do que há um mês. Hoje estamos no Season 2, assim como os outros servidores. Logo, a estrutura do servidor brasileiro também estaria mais atualizada e apta a receber atualizações.

Um acontecimento chama a atenção: Lothos precisou voltar ao fórum BGC e está trabalhando com os moderadores, que estavam tendo problemas até para responder pms e sendo alvo de reclamações constantes dos usuários. Tudo isso revela o clima de desconfiança dos jogadores em relação à LUG, e o esforço dos moderadores para reverter a situação.

Essa é a razão da crise: os jogadores não estão convencidos de que o staff esteja se dedicando ao BGC.

Jogadores declaram: o BGC está morrendo
Com a ida de vários jogadores para o Perfect World e outros jogos; com os problemas atuais; com a impressão geral de que o BGC está abandonado pelo staff, e com o interesse no Season 2 abalado pelo drop baixo, a comunidade está anunciando o começo do fim do BGC. Será?

É normal essa constatação. Crises assim acontecem, mas isso não significa o fim. O que realmente importa, é como a crise vai ser contornada. Na verdade, dizer que o BGC está acabando é uma conclusão muito precipitada. O GC vai acabar um dia, mas não é assim do dia pra noite, e muito menos por falta de vontade por parte da distribuidora. Em geral, um jogo "acaba" quando o interesse dos jogadores esgota.

Não se esqueçam que o BGC alcançou a marca de 10000 jogadores simultâneos há apenas algumas semanas. Acredito que com tudo o que está acontecendo, os jogadores estão muito descontentes sim, mas esse tipo de declaração é apenas a forma encontrada de pressionar a LUG a mudar os rumos e dar mais atenção ao BGC. Um jogo quando morre, é porque ninguém se importa mais. E não é o que estamos vendo aqui. A comunidade não quer abandonar o BGC, mas está se sentindo abandonada pelo staff da LUG e logicamente, pela KOG também. Estamos presenciando os protestos, a forma dos jogadores lutarem para que o servidor brasileiro saia da crise.

O campeonato não acabou ainda, muita coisa ainda vai acontecer. A tendência é de que ele tenha um final bem mais digno do que foi seu início. A KOG vai acabar cedendo em algum nível, e o fórum, bem o fórum sempre foi ruim (xD). É hora da LUG mostrar serviço e estabilizar a situação. O que eles vão fazer para reconquistar a confiança dos jogadores, eu não faço a mínima idéia. Vamos observar como as coisas correm!

Um abraço!