Copas Level UP!

sábado, 24 de maio de 2008

Clarion


O melhor dos eventos que a Level Up! já realizou para o Grand Chase, foi a Copa. Sempre é um grande tumulto quando começam as inscrições, e ninguém deixa de acompanhar o andamento. E não pense que é pouca coisa não, guildas já foram formadas e desfeitas por causa dessas copas. A Level Up! acertou a mão e conseguiu fazer um campeonato sério, e o jogador não precisa nem mesmo sair de casa para participar. A maioria dos times que joga e treina comunicando-se por TS (Team Speak) para montar estratégias.

Formato
Em geral, o campeonato se dá em partidas no formato Arena (nas primeiras fases do campeonato) e Batalha (fases finais) de times 3x3, não podendo repetir personagem (não pode haver duas Elesis no mesmo time, por exemplo). Os mapas onde as partidas do campeonato ocorrem são: Floresta Élfica, Pântano Esquecido, Aeronave, Praia Carry e Templo Oak. Esses mapas são tido como 'oficiais' pra pvp de campeonatos.

O sistema é por chaves, as partidas eliminatórias em arena (partida única) ou batalha (melhor de três), até sobrarem apenas quatro times, que farão a semifinal.

Táticas
Ao longo das edições, a formação "2 melees + 1 ranged" se consagrou. Na primeira, o time vencedor era formado de cavaleira, mercenário e archer; na segunda, foi cavaleira, ninja e maga; na terceira, foi cavaleira, sentinela e maga.

Mas apesar desses resultados, a verdade é que qualquer formação pode resultar em um time forte. Depende muito da habilidade individual, mas principalmente, da habilidade para se jogar em times. Seja qual for a formação, é importante que os integrantes desenvolvam e saibam pôr em execução uma tática de jogo. Jogar sem tática em uma copa, é sinônimo de uma participação curta. O comum, é dar ênfase no ataque, ocupação de pontos estratégicos do mapa e proteger o integrante mais frágil (geralmente o ranged) do time. Cobrir a maior parte do mapa, espalhando os integrantes do time em pontos-chave, costuma dar ótimos resultados.

Dominar todos os mapas 'oficiais' é importante. Existe uma enorme desvantagem entre o time que só sabe jogar na Floresta Élfica em relação ao que está acostumado com os outros mapas. Conhecer e dominar esses mapas é uma obrigação para um bom desempenho na competição.

O set cazeaje é o preferido dos participantes, em conjunto com o tridente de patusei e escudo gaicoz. Prepare-se para ver muitas (mas muitas mesmo) skills de cash nas partidas.

Algumas classes populares:
- cavaleira;
- gladiadora;
- caçadora;
- guardiã;
- maga;
- arquimaga;
- ninja;
- mercenário;
- vingador;
- sentinela.

Classes recentes, que ainda não foram utilizadas:
- xamã;
- executor;
- retalhador;
- arcano;
- draconiano.

Prêmios
A terceira edição da copa premiou até o 16º time colocado com colares cash +9. Acessórios do caos e anel da luz também fizeram parte das premiações, e os três primeiros colocados ficam com os tradicionais escudos (veja abaixo), e também com prêmios reais, como monitores, mouses e mp3 players. Realizadas semestralmente, ao todo já houveram três copas, e o nível das premiações sempre melhora. A quarta será por volta de junho/julho.

Os famosos e exclusivos escudos! De todos, o prêmio mais cobiçado da copa:


Escudo dos Reis Escudo dos Reis (+10% defesa) - para o primeiro colocado

Escudo dos Duques Escudo dos Duques (+8% defesa) - para o segundo colocado

Escudo dos Barões Escudo dos Barões (+6% defesa) - para o terceiro colocado

- Pra ganhar qualquer um destes, tem que suar! E fica cada vez mais difícil...

No KGC, os escudos sofreram mudanças no visual. Se os escudos já existentes também mudarão quando chegarem os novos, não se sabe.



Problemas
Pena que nem tudo corre bem nesses eventos. WOs em excesso, ocorrência de acc sharing - jogadores participando em mais de um time com accs diferentes, e claro, os 'times fakes' - criados pra tirar a vaga de times reais - existem desde a primeira edição. Esse tipo de coisa manchou terrivelmente os eventos, e já há quem não participe por causa disso. Existem suspeitas de sharing entre os melhores colocados, participantes que admitem publicamente, gente que defende a prática, gente que critica... e a polêmica é enorme em torno disso. A posição da LUG é contrária ao sharing, como seria de toda distribuidora, mas reconhece que são poucos os meios de se detectar e punir efetivamente.

Já por conta dos times fakes, é comum passar as duas ou três primeiras fases vencendo por WO. Visando atacar esses problemas, a LUG pretende fazer as seguintes mudanças para a próxima copa:

- divisão do campeonato em duas séries: série A para quem é acima do lvl 60 e série B para quem é abaixo do lvl 60. Se você tem pelo menos um char lvl 60+, você só poderá participar da série A;
- ainda mais vagas nas inscrições, podendo atingir 512;
- monitoramento mais rígido e maior esforço dos gms para detectar acc sharing (complicado).

O futuro
Como muitas coisas são alteradas de uma copa para outra, não se pode falar muito sobre o que deve vir por aí. Mas uma coisa é certa: as copas são um sucesso, e a LUG não pretende parar com elas tão cedo. Elas estão ficando cada vez mais disputadas; evoluem muito a cada edição, tanto em regras como na organização. Os prêmios também sempre melhoram... o que será que vão dar dessa vez? ^^

E além disso tudo, um link no hotsite do Season 2 chama a atenção:

Photobucket

Como podem ver, a Level Up! dá a entender que em breve haverá um campeonato e diz pra ficarmos atentos. Se esse é um novo evento ou sistema, ou se eles se referem à próxima copa, só o tempo dirá.

Estamos aguardando!

Curiosidades
- Apenas times com membros da guilda After Life ganharam as três edições - e a guilda segue favorita para a próxima;
- Hoje existem no jogo oito jogadores com escudo dos reis, nove com escudo dos duques, sete com escudo dos barões;
- Nenhuma manifestação de flame é tolerada, os gms desclassificam o time que provocar verbalmente - um time foi retirado da competição após rirem e chamarem o time derrotado de 'desclassificados';
- Na segunda edição da copa era permitido ao time começar a partida desfalcado de membros. O gm iniciava a partida mesmo que só houvesse um jogador do time presente. Na terceira edição, os gms voltaram a desclassificar o time que não estivesse completo para jogar;
- O gm assiste a partida, seu personagem fica 'invisível' no mapa e não interage com os demais;
- Todas as contas inscritas passam por análises em busca de uso ou beneficiamento de hack;
- A cada nova edição, os nicks dos gms mudam. Se é o mesmo cara por trás dos nicks, ou se é uma pessoa diferente a cada copa, não se sabe...

Tópicos oficiais
- Primeira copa: Copa Vermecia
- Segundo copa: Copa Canaban (o tópico oficial está desaparecido o_O)
- Terceira copa: Copa Level Up!





Bom, é isso... esperem por uma cobertura completa da próxima copa, aqui no Grand Chase Point!
- Um abraço!