Spelling no pvp: vilão?

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Quem nunca se irritou com spellers no pvp?

Pra quem não sabe: a tática de spelling consiste basicamente em evitar confronto direto com o adversário enquanto a barra de mp sobe, pra só então atacar com skills, e reiniciar o processo quando a barra de mp torna a subir.
Pois bem. Acontece que para a maioria dos jogadores é extremamente irritante lidar com um jogador fujão, e ainda ser atingido em cheio por uma skill, durante a perseguição. No início do BGC, era consenso que essa tática era empregada por jogadores de baixa habilidade, era coisa de noob.

Muita coisa mudou desde então. Embora a tática não seja das melhores (nem das mais bonitas xD), ela provou ser eficiente, e ficou claro que a reclamação geral era devido à frustração de perder ou ter dificuldade em vencer alguém que claramente não possuía grandes habilidades. Mas tanto spelling, como spamming ou campering, não são proibidos no GC. E como sabemos, perder jogando melhor que o adversário ainda é apenas isso: perder. Isso levanta um ponto importante: então, o que é ser realmente habilidoso? É "jogar bonito" ou fazer todo o possível dentro das regras pra ganhar?

Para mim, especialmente no caso do spelling, está evidente ainda outra coisa: a falta de paciência do jogador brasileiro em pvp. Joga-se pela adrenalina, joga-se com velocidade, e infelizmente, joga-se com pouca estratégia, joga-se de "sangue quente". Um jogador dotado de estratégia, começa o jogo com a partida inteira na cabeça. O jogador movido à adrenalina, começa o jogo pensando em terminar logo com a partida. Esse é o erro. Muitos jogadores passam a partida toda perseguindo o adversário, e terminam perdendo. Parece algo ilógico de acontecer, mas não é! É como dar murro em ponta de faca. Não é raro ver um jogador com esse estilo repetir várias vezes o mesmo movimento, ou cometer o mesmo tipo de erro, tudo dentro da mesma partida: está concentrado apenas no momento seguinte. Não revisa os movimentos anteriores, nem planeja os próximos.

Claro, jogar com paciência, focado, e com estratégia, não é algo fácil de se conseguir, mas também não passa de uma questão de prática. Você vai ver que com o tempo, lidar com spellers não será mais tão irritante. O primeiro passo é reconhecer a necessidade de adicionar a estratégia ao seu estilo. Um simples exercício que ajuda, é gravar alguns replays de suas derrotas para assistir e ver se não faltou um pouco mais de paciência pra vencer aquela partida. Como você joga? ;)

Ps: Pessoalmente, não defendo o uso de spelling como tática principal. É muito melhor usar sabendo incorporar a tática ao leque do seu jogo, e não fazer dela seu jogo inteiro.

Mais sobre o assunto:
Tópico no fórum BGC: "Jogar para vencer"
Tópico no fórum BGC: "Tradução dos artigos de Play to win"

Um abraço o/